Bem vindos ao melhor blog do Tricolor Paulista!

Um Blog feito para todos aqueles que são fanáticos pelo São Paulo Futebol Clube!

Aqui você participa e faz seus comentários, elogios ou criticas, expressando sua opinião sobre o Tricolor mais querido do Brasil!

Entre, participe, siga o blog, mande sua mensagem e faça amigos no Blog Fanatismo Tricolor!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

OBRAS NO MORUMBI

A grande reforma que cobrirá o Morumbi nem começou e a modernização do estádio caminha e avança de vento em popa. Até o final de Novembro não existirá mais as arquibancadas Amarela, Azul, Laranja e a onda da Visa, pelo menos não em termos de cores e desenhos, porque o anel superior em quase sua totalidade já é vermelho, uma vez que os últimos assentos do setor Azul e a grande maioria do setor Visa já foram retirados e os novos estão em estágio final de instalação. Com todo o setor de arquibancada já ostentando sua nova cor, a casa Sacrossanta Tricolor começa a mostrar a sua nova cara, o que é muito bacana, pois o torcedor não passará pelo "choque" de ver seu estádio defasado e só poder adentrar e visualizá-lo depois de reformado, todo o processo será acompanhado pela torcida e fraquentadores da casa tricolor durante sua mudança, fazendo com que o são-paulino possa curtir cada novo detalhe instalado ou alterado.


NOVOS ASSENTOS JÁ ESTÃO PREENCHENDO O ESPAÇO DA ANTIGA ARQUIBANCADA AZUL
FOTO PANORÂMICA DE COMO O MORUMBI ESTÁ FICANDO (CLIQUE PARA AMPLIAR)
FOTO PANORÂMICA DE COMO O MORUMBI ESTÁ FICANDO (CLIQUE PARA AMPLIAR)
FOTO PANORÂMICA DE COMO O MORUMBI ESTÁ FICANDO (CLIQUE PARA AMPLIAR)
ANEL INTERMEDIÁRIO JÁ COMEÇA A TER SUAS CADEIRAS TROCADAS TAMBÉM
NOVOS ASSENTOS VERMELHOS JÁ MUDAM A CARA DO MORUMBI
Mais uma vez os assentos foram retirados e vendidos para reciclagem e nesse ponto acredito que o SPFC pecou, pois o torcedor poderia ter sido agraciado com uma ação de marketing que disponibilizasse a venda os assentos retirados como uma verdadeira relíquia do templo são-paulino. Em outras oportunidades já foram feitas ações do tipo através de venda de pedaços do gramado e um quadro com um pedaço da rede dos gols do Morumbi, e apesar das quantidades limitadíssimas, essas ações foram sucessos absolutos na época. A troca das cativas acena com a possibilidade de alguma coisa do tipo ser feita mas ainda não existe nenhuma informação mais concreta a respeito. Os bancos do setor são grandes e bem deteriorados, por isso não será uma tarefa fácil vender uma relíquia nesses moldes. Uma das justificativas do clube para não vender os assentos das arquibancadas, é de que o atual estado de conservação deles não era dos mais elogiáveis, mas acredito que com uma rápida triagem e um tratamento de recuperação da porcentagem "aprovada" para venda, seria bem aceito pelo torcedor, mesmo com as "marcas de guerra" incrustadas e eternizadas durantes tanto tempo e conquistas nas arquibancadas do Sacrossanto.

ASSENTOS RETIRADOS E VENDIDOS PARA RECICLAGEM
ARQUIBANCADA AZUL NÃO EXISTE MAIS
ASSENTOS RETIRADOS DEIXAM SUA MARCA DA HISTÓRIA IMPRESSA NO MORUMBI

O cronograma de obra da cobertura continua sem ser divulgado mas as peças da estrutura metálica já estão sendo produzidas e os trabalhos devem começar realmente no começo do ano. Até o início dessa nova etapa, toda preparação interna, remanejamento de camarotes e comércio e alterações estéticas do Concept Hall seguirão seu curso normal. O novo piso e iluminação da circulação do anel inferior do Morumbi deve ficar pronto ainda esse ano, com sua execução bem avançada, faltam apenas os setores hoje ocupados pela Megaloja, Santo Paulo Bar e Livraria Nobel, áreas essas que devem ser remanejadas para implantação da Arena25 mas em seu espaço interno e não na circulação externa. Pensando nisso que o SPFC já executou as novas entradas que servirão de acessos para os dias de eventos e shows na nova arena.

COMPARATIVO DA EVOLUÇÃO DA REFORMA INTERNA DO MORUMBI (ANTES E DEPOIS)
ESPAÇO VAGO PARA REMANEJAMENTO DE CAMAROTES E LOJAS
COMPARATIVO DA EVOLUÇÃO DA REFORMA INTERNA DO MORUMBI (ANTES E DEPOIS)ESPAÇO VAGO PARA REMANEJAMENTO DE CAMAROTES E LOJAS
COMPARATIVO DA EVOLUÇÃO DA REFORMA INTERNA DO MORUMBI (ANTES E DEPOIS)
NOVA ILUMINAÇÃO E ACABAMENTO DO CONCEPT HALL EM COMPARAÇÃO COM A ANTIGA
COMPARATIVO DA EVOLUÇÃO DA REFORMA INTERNA DO MORUMBI (ANTES E DEPOIS)
ÚLTIMA PARTE DA CIRCULAÇÃO DO CONCEPT HALL RECEBENDO MODERNIZAÇÃO
COMPARATIVO DA EVOLUÇÃO DA REFORMA INTERNA DO MORUMBI (ANTES E DEPOIS)
COMPARATIVO DE NÍVEL DE ACABAMENTO DO NOVO PISO DO COCEPT HALL

Muitas pessoas me questionam sobre a questão do não rebaixamento do campo e consequentemente o prolongamento do anel intermediário até o nível do gramado, para que a torcida fique mais próxima do campo de jogo. Essa proposta foi feita no então projeto de reforma para utilização do Morumbi na Copa de 2014, inclusive na abertura, mas o custo elevado para realização da mesma e o fato de ter um córrego passando abaixo do estádio inviabilizam a empreitada, já que para isso seria necessária uma obra conjunta com o poder público para rebaixamento do leito do córrego também na parte externa das dependências do clube. Além desse fator, o conceito de Concept Hall hoje empregado no estádio, onde o anel inferior é transformado num shopping de comércios e serviços, abrigando ainda diversos camarotes, teria que ser desfeito e abandonado definitivamente, pois não haveria mais abertura para o gramado a partir desse nível. Uma das fontes de renda mais importantes hoje na vida financeira (independente) e manutenção do Morumbi, são justamente provenientes desses espaços.

FOTO ANTIGA DO CÓRREGO PASSANDO POR BAIXO DE ONDE HOJE É O MORUMBI
DETALHES DO PROJETO PROPOSTO PARA SEDIAR A COPA DE 2014

Outro detalhe importante que inviabiliza tal mudança estrutural é o serviço social que o SPFC presta em sua pista de atletismo com a comunidade local de Paraisópolis através do Projeto Kiatleta - Arte e Vida. Para esse projeto, foi utilizado um programa de incentivo de esportes Olímpicos que recebeu do Governo Federal a quantia de R$1.563.414,59 para a reforma da pista, sendo através disso, instalada um novo piso com o mesmo material dos grandes estádios Olímpicos do mundo, exatamente a mesma pista construída no Ninho do Pássaro para as Olimpíadas de Pequim. Crianças carentes da região se beneficiam desse programa de esportes olímpicos, dando seus primeiros passos no esporte dentro do estádio são-paulino.
PLACA EXPOSTA AO LADO DA PISTA DE ATLETISMO DO MORUMBI

PISTA DE ATLETISMO DO MORUMBI. MATERIAL IGUAL AO DO NINHO DO PÁSSARO (PEQUIM)
Uma dúvida que já percebi ser comum em muitos torcedores, diz respeito ao tipo de assento e cadeiras que estão sendo instalados no Morumbi. O modelo adotado nas arquibancadas é um assento fixo diretamente no  piso do degrau que originalmente foi projetado para ser o local onde o espectador sentava. Quando o Morumbi foi construído, o projeto previu inclinações diferentes e alturas de degraus variados entre os três anéis, onde os setores dos anéis inferior e intermediários, receberam bancos de madeira corrida e têm degraus mais baixos para a instalação desse tipo de equipamento. Já no anel superior destinado à arquibancada, não haviam assentos, os torcedores sentavam diretamente no concreto que tinha a divisão dos lugares pintadas diretamente no cimento. Esse era o conceito de projeto há 50 anos atrás, por isso a capacidade de 138 mil lugares que dava ao estádio o status de maior estádio particular do mundo, mas com o passar dos anos, as exigência com conforto e segurança evoluíram muito e a capacidade caiu para 72 mil lugares.

Os estádios que estão sendo construídos hoje e recebem cadeiras retráteis, são projetados com degraus mais baixos e já dimensionados, inclusive na inclinação da arquibancada, para receber esse tipo de acomodação. O conforto dos dois modelos é muito semelhante, e além disso, o brasileiro tem culturalmente o costume de assistir aos na arquibancada de pé, mas a diferença em relação aos modelos deixa de ser significativa a partir do princípio que as circulações entre os assentos nos dois casos é igual, talvez dando até mais conforto de passagem no caso do assento fixo ao chão como no Morumbi. A impossibilidade de criar novos acessos aos assentos devido aos túneis já existentes, dão a tônica da diferença no escoamento antes e após os jogos, por isso, a solução adotada pelo SPFC foi a melhor possível para o nosso estádio.

DEGRAU MAIS ALTO NA ARQUIBANCADA DO MORUMBI IMPEDE CADEIRA RETRÁTIL
CADEIRA RETRÁTIL É INSTALADA EM DEGRAU MAIS BAIXO E INCLINAÇÃO DIFERENTE

Aos poucos o Morumbi vai ficando com sua nova cara e uma amostra de como ficará já poderá ser vista em pouco tempo, é claro que com a cobertura a imagem e conforto do estádio será outra completamente diferente e melhor, mas a torcida já vai conseguindo sentir o gostinho do gigante Cícero Pompeu de Toledo com um jeitão mais moderno. Pra quem ainda está achando pouco e que estamos defasados em relação aos outros estádios, aguarde o início da obra de cobertura, instalação do telão, implantação da Arena25 e todas as demais modernizações, que o Morumbi ficará um estádio a altura da grandeza do SPFC, moderno, rentável, bonito e imponente...Vamos aguardar que vai valer a pena!

Fonte:  http://www.botecodomorumbi.com/2012/11/as-obras-do-morumbi-nao-parame-nem.html?spref=tw

Nenhum comentário:

Postar um comentário